As principais emoções humanas e como usá-las a seu favor

“Amor e ódio. Alegria e tristeza. Medo e coragem. Emoções e sentimentos que se misturam no dia a dia das pessoas. Verdadeiro caldeirão de iguarias, que se bem entendidas e administradas enriquecem os relacionamentos”. ( Maria Rita Gramigna).

As principais emoções podem ser lembradas através do acróstico MARTA: Medo, Amor, Raiva, Tristeza e Alegria.

Apesar da conotação negativa que damos a algumas dessas emoções todas são primordiais para a nossa existência, desde que em doses corretas e no momento correto.

Desta forma, conhecer como cada um destes sentimentos se manifesta em nosso comportamento e como lidamos com cada um deles é de fundamental importância para a nossa vida tanto nos aspectos relacionados às questões pessoais, como às questões profissionais.

A inabilidade em lidar com as próprias emoções pode jogar anos de investimentos em uma carreira e/ou relacionamento no lixo. E isso pode acontecer em fração de segundos. Concordam?

Quem nunca disse ou fez algo que se arrependeu no momento seguinte? Porque isso acontece?

Explicando de uma forma rápida e simples: As emoções são processadas em uma das áreas mais primitivas do nosso cérebro que é o Sistema Límbico. E o seu processamento é muito rápido. Já as respostas ‘mais elaboradas’ são dadas pelo Córtex Pré-frontal, uma das áreas mais sofisticadas do nosso cérebro.

Contudo, para que isso aconteça, alguns segundos são necessários. Por isso, é que funciona o famoso ‘contar até 10’. Este é o tempo necessário para que possamos deixar de agir guiados apenas pela emoção e colocar um pouco de razão em nossas decisões.

Arrisco dizer que a Gestão das Emoções é um dos aspectos mais importantes para o equilíbrio pessoal.

E vocês o que pensam sobre a Gestão das Emoções?

O que fazem para buscar o equilíbrio entre razão e emoção?

Posts Relacionados

Leave a Comment

%d blogueiros gostam disto: